domingo, 14 de outubro de 2007

Taberna do Alfaiate

É para um dia em que se pense não jantar (ou pelo menos, jantar menos do que o habitual), porque merece um espaço especial no estômago. E nesse dia, há que pensar em não fazer nada até às 18h da tarde.

Então, pega-se no automóvel/crava-se boleia a alguém (riscar o que não interessa), A1 até ao Cartaxo, daqui seguir as indicações na direcção de Lapa e logo que se chegar à pequena vila(?), estacionar perto de um mini-jardim. Daí virar à direita e encontra-se a "Taberna do Alfaiate" ou, como alguém que eu conheço disse, a Taberna de Guloseimas não doces. Ah, não fiquem especados à porta, é mesmo preciso tocar à campaínha. (Até recomendo que cheguem cedo ou que marquem, porque eu tive sorte)

Depois, nas entradas, é aconselhável muita prudência. Porquê? Porque são muitas, boas, e não deixam grande apetite para o prato principal. Farinheira, Morcela, Linguiça, Paios caseiros, Tábua de queijos, saladinha de polvo, de atum, de orelha, de bacalhau, de ovas e (ufa!) queijo fresco com especiarias (ainda sou capaz de me esquecer uma ou outra).

Nos pratos principais, há dois tipos de bacalhau, cabrito (que não é borrego), lombo de porco preto à padeiro, arroz de tamboril, .... e ficamo-nos por aqui, porque não houve mais experimentações. Convém MESMO que o número de pessoas para tal excursão seja par, porque as doses são para 2 duas pessoas à vontade (para 3 que comam mal, também dão). Eu, como sou um alarve (e não tenho vergonha), andei a petiscar, além de ter mandado abaixo um bacalhau com paio e broa absolutamente divinal. Mas tenho desculpa... eu é que fazia número ímpar.

Para as sobremeses já não houve espaço. Se a vista corresponder ao gosto do resto, parecem merecer um calmo aditamento da dieta decorrente. Com o café, vem um 'abafadinho' para ajudar a digestão, feito na casa, e igualmente divinal.

Concluindo, o pior é mesmo o que se tem que pagar. Mas 30 euros por pessoa para tamanhas iguarias não é o que se pode chamar de caro. Em termos de comparação, um restaurante ao pé do meu local de trabalho, associado a um Clube de Golfe, cobrava 50+ euros/pessoa e não há comparação possível.

Aqui vai mais uma sugestão para experimentar sabores.

Sem comentários: