quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Há mais desporto para além do futebol dos AA...

Antes da Selecção dos Pêcos (um pêco, para mim, é um pés-de-chumbo, um soneca da bola, um dorme-no-pedaço, etc), há boas (e não tão boas) notícias a referir:
  • A selecção de basquetebol (carinhosamente tratada por "ratinhos" já que os nossos dois mais altos tinham a mesma altura média das outras selecções), na sua segunda participação no Europeu da modalidade, quedaram-se por um brilhante 9º lugar (ex-aqueo com a Itália). Falarem do feito da selecção de rugby por serem amadores e darem muita ênfase ao facto é correcto, mas deviam (e não o fazem) mostrar respeito por uma selecção que, de profissional, só tem o nome... Eram os principais candidatos ao 16º, e enganaram muita gente com grande entrega, orgulho e espírito de sacrifício.
  • Em condições ligeiramente piores, a selecção de rugby também merece o nosso elogio. Criou o seu próprio "Haka" (dança tribal dos míticos All Blacks - Nova Zelândia, para quem não liga a estas lides) com o hino nacional, mostrando que estão ali para honrar a camisola e o país. Pena que um luso-argentino tenha sido acusado e condenado por agressão a um escocês. A imprensa (e bem) tem mantido o caso mais ou menos insignificante porque as atitudes reprováveis merecem o nosso desprezo.
  • A selecção de futebol sub-21 iniciou a caminhada para o Euro 2009 do escalão com duas vitórias sobre a República da Irlanda (2-0, em Cork) e Montenegro (4-0, em Gaia). Mais do que as vitórias, tentaram mostrar aos mais graúdos que futebol se joga de pé para pé, com alegria, simplicidade e inteligência. Foram dois bons jogos, que mostram que Rui Caçador deveria ter sido sempre o homem a substituir Agostinho Oliveira.
Os AA's são a seguir...

Sem comentários: